sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Ritual dos Encapuzados – Parte I

Numa das cenas do filme DIA DE PRETO, o protagonista vivido por Marcelo Batista se vê envolvido em um tipo de ritual místico celebrado por sacerdotes encapuzados (foto acima). A cena foi inspirada na orgia mascarada do filme “De Olhos Bem Fechados” (1999), de Stanley Kubrick (foto abaixo), misturada a referências bíblicas censuradas pela Igreja no texto dos Evangelhos. Trata-se de um dos momentos reveladores da trama que liga os dois tempos da história: o escravo negro do século XVII, em busca da vaca desaparecida, e o jovem trabalhador do século XXI, desesperado para encontrar a filha de seu Patrão.

As cenas foram realizadas em duas locações: no Bosque da Freguesia e no Cânion de Jacarepaguá, onde o ator Paulo Abreu, que interpreta o Patrão da história, liderou o solene grupo. Por baixo das túnicas, os diretores Marcial Renato e Daniel Mattos, o diretor de fotografia Gustavo Nasr, a diretora de arte Karin Kulnig e o assistente de câmera Leandro Mathiello davam vida aos encapuzados (foto abaixo). Na cena, o sumo-sacerdote entoa um cântico religioso que versa sobre liberdade e redenção, uma exaltação à vida e ao mistério da fé, contra todas as prisões da consciência.

O resto dessa história, com os detalhes do contexto religioso que subtraiu o cântico gnóstico da versão final do livro sagrado do cristianismo, você vai conferir na próxima matéria do blog, que será publicada amanhã. Por enquanto, você confere abaixo um trecho do making of de parte da cena com Paulo Abreu, realizada no Cânion de Jacarepaguá, em imagens captadas pelo celular da diretora de arte Karin Kulnig e do diretor Marcial Renato:

Nenhum comentário:

Postar um comentário