sábado, 15 de outubro de 2011

O Ritual dos Encapuzados – Parte II


O texto do ritual é uma adaptação do chamado "Hino de Jesus" presente no “Livro Apócrifo dos Atos de João”, que teria sido retirado do Novo Testamento nos primeiros séculos da Era Cristã. Considerado pertencente à heresia gnóstica da época, o livro foi condenado pela ortodoxia do Concílio de Nicéia, realizado em 325 d.C. Muitas lendas tentam explicar a separação entre os livros “canônicos” (o texto oficial) e os “apócrifos”, considerados “não inspirados”. Numa delas, os apócrifos teriam caído do altar misteriosamente. Noutra, o Espírito Santo teria entrado no recinto como uma pomba, e cochichado (!) no ouvido dos bispos os livros que mereceriam entrar no Cânone.

Para consolidar a versão do filme, o diretor Marcial Renato utilizou diferentes fontes, como “O Poder do Mito”, de Joseph Campbell, o “Dicionário das Religiões” de Mircea Eliade, além da consulta às traduções em inglês e português disponíveis na Web. O cântico, que teria sido entoado por Jesus Cristo logo após a Última Ceia, estaria condenado ao esquecimento não fossem os manuscritos de Nag Hammadi, no Egito, um achado arqueológico de 1945 (foto acima).
Como curiosidade, você confere abaixo o texto do ritual liderado pelo sumo-sacerdote vivido pelo ator Paulo Abreu (fotos acima), uma das chaves para a compreensão da eterna luta pela liberdade travada pelo personagem principal do filme DIA DE PRETO:
Glória, meu Pai!
Glória é a Palavra!
Glória é a Graça, Glória é o Espírito, Glória é o Santo...
Glória é a Glória!
Quem devora é devorado!
Quero honrar e ser honrado!
Posso ir, mas vou ficar!
Quem voa sobrevive!
Quem liberta fica livre!
Quem dança sabe tudo que vai acontecer!
Eu sou a Luz que a treva arrasa!
Eu estou em tudo, mas não tenho casa!
Eu sou a porta para quem estava esperando!
Sou um espelho pra quem me contempla!
Eu sou o caminho, passageiro!
Dancemos!
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário